terça-feira, 9 de outubro de 2012

ÁFRICA PARA A 8ª SÉRIE



Com base no vídeo e no texto abaixo responda as questões postando as respostas no espaço destinado para comentários no blog.

O continente africano é um grande produtor e exportador de produtos oriundos da produção agrícola, no entanto não consegue alimentar sua população. A África apresenta um elevadíssimo número de subnutridos, isso lhe dá a condição de pior do mundo nesse aspecto. 

O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. 

As estimativas são pessimistas, segundo um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa em Política de Alimentação, o número de crianças subnutridas subirá cerca de 18%, estimativa para o ano de 2020. 
De acordo com o diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, James Morris, a escassez de alimento na África provoca a instabilidade política, desse modo, a fome é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da pobreza. Além disso, é causa e conseqüência dos conflitos. 
No mesmo estudo foi divulgada outra estimativa, que afirma que nos próximos 20 anos o continente africano terá uma diminuição na produção de alimentos em cerca de 20%, fato desencadeado pelos conflitos internos. 

Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso à quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma, como insuficiência de determinados nutrientes no organismo: falta de potássio, proteína, cálcio, entre outros. 

É de conhecimento de todos que a África convive com o problema da fome, agora basta saber quais fatores desencadearam as diversas mazelas sociais que essa parte do mundo se sujeita. 
Uma das causas da fome está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo. Isso é agravado ainda mais com o acelerado crescimento populacional. 

As taxas de crescimento natural na África são as mais elevadas do mundo. Para se ter uma idéia, a população africana em 1950 era constituída por 221 milhões de pessoas, atualmente, são mais de 850 milhões. 
São muitos os motivos que proporcionam esta situação deplorável. A seguir, os fatores que favorecem a proliferação da fome no continente: 

• Ocupação de grande parte das terras para o plantio de culturas monocultoras destinadas à exportação, portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno. 

• Diminuição da oferta de alimentos no continente. 

• Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura. 

• Diminuição das pastagens e terras férteis no continente. 

• Os conflitos étnicos que resultam em guerras civis. 

Em suma, o que temos é um quadro socioeconômico bastante debilitado, e as perspectivas são negativas em relação a esse continente. 
Por Eduardo De Freitas

ATIVIDADE

1. Faça um breve resumo do video e do texto destacando as ideias principais.

2. Porque a fome assola de maneira mais radical o continente africano?

3. Quais os países que formam o Chifre da África?

4. Quais os principais problemas enfrentados por estes países?

5. Quais as principais causas da fome na África.

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Mihael Quintella Pinheiro Número: 20

    1. O vídeo fala sobre a fome na África e como ela se alastrou por grande parte do continente, principalmente os países do chifre da áfrica, o vídeo também mostra os astros que se sensibilizaram com a áfrica e criaram músicas para sensibilizar as pessoas á ajudarem a África. Além disso, o vídeo também mostra as dificuldades das pessoas não só pela fome, mas por terem uma grande familia para criar, e criação de animais também, que muitas vezes não tomam da água por ter um gosto muito ruim.


    2. Por causa da forma da ocupação territorial e extrema dependencia economica externa.


    3. Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia


    4. A fome e ocupação territorial


    5. A ocupação territorial que está muito má organizada, e como a situação já está dificil de consertar, os habitantes do chifre africano também não ajudam, e tem muitos filhos, o que vai causar num elevado crescimento populacional, e a situação da fome fica cada vez mais difícil de consertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa Dacier Lobato Comesanha n-15
      1- o vídeo e o texto falam principalmente das dificuldades que a população da África vem sofrendo, a maioria é a fome, sede,guerras civis.. e como eles lutam diariamente para sobreviver, apesar de tudo que eles passam.
      2- a forma de ocupação territorial, e o elevado crescimento populacional, e a exportação dos alimentos, ou seja, não tem alimentos para o mercado interno.
      3- Eritréia, Etiópia, Quênia, Somália e Djibouti.
      4- fome, pobreza, condições de vida péssimas.
      5- as exportações de alimento(ficam sem alimento para o mercado interno) a pobreza, elevado crescimento populacional, sendo assim muitas pessoas já são "pobres" então com a exportações de alimento eles ficam sem nada para alimentar, e o crescimento elevado de pessoas não ajuda também.

      Excluir
  4. Carlos Henrique N: 5, 8B10 de outubro de 2012 às 04:20

    1:Ambos Tratam da fome que assola a África, de suas causas e consequencias, da mortalidade infantil, da seca e das perspectivas para o futuro.

    ResponderExcluir
  5. João Gabriel A.Bastos10 de outubro de 2012 às 04:20

    1-O texto e o video vieram mostrar parte da grande crise que a África enfrenta, como fome, a seca, a falta de um investimento maior em saúde que resultam no sofrimento de toda a população.
    As únicas formas de alimentação que o povo tem para recorrer que é a pratica agricola esta sendo diretamente afetada pelo fator seca, que destrói plantações e criação de gado.
    2-Por que as únicas formas de conseguirem seu alimento que é a pratica agrícola e criação de gado esta sendo destruída pela seca
    3-Somalia, Djbuti, Etiópia, Eritréia.
    4-fome, falta de saúde de qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Danillo Monteiro Porfírio
    No 6
    1. Faça um breve resumo do video e do texto destacando as ideias principais.
    A África vive uma situação deplorável que vem acabando com a população nos últimos anos, e a fome ajuda a agravar certos conflitos internos. África é um sinônimo de fome, pobreza e tristeza e com isso, transforma a população. Como visto no vídeo, tanto animais como homens vem sofrendo com a seca e tem que racionar a água do jeito que podemos.

    2. Por que a fome assola de maneira mais radical o continente africano?
    Porque com os conflitos internos que vem ocorrendo lá, destroem as plantações, e sem as plantações, não tem comida nem para os homens ou animais, matando todos de fome

    3. Quais os países que formam o Chifre da África?
    Somália, Etíopia, Djibouti e a Eritreia

    Continua...

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Borges Bittencourt
    Nº 24

    1- Faça um breve resumo do video e do texto destacando as ideias principais.

    Que o continente africano, visando seu aspecto econômico e de infraestrutura como um todo, podemos afirmar que os países desse continente são extremmente pobres, além de sofrerem muito com problemas naturais, de seca, ja que os países de lá, principalmente os da região do Saara sofrem com a seca, e com isso não tem como suprir sua necessidade de beber agua e de dar agua para seus animais, que lhes fornecem comida.

    continua...

    ResponderExcluir
  8. Maysse Silva do Rego Barros N°19 8°B
    1- A Africa sofre muito com a desnutrição e desidratação. Eles viajam muito para chegar no acampamento de refugiados, e alguns nem chegam. muitas pessoas perderam familiares com a guerras.
    2- Porque não tem água para seus animais e suas platações, e eles usavam para vender e se alimentar.
    3- Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
    4- A fome , sede e as guerras
    5- as secas, guerras, os animais morrendo e muitos nascimento.

    ResponderExcluir
  9. 1)O vídeo retrata a fome e a pobreza do continente africano, muitas famílias tem que se mudar para poder ter uma vida um pouco melhor, a seca atinge uma grande parte da população do continente africano, os animas morrem por causa dela.Cerca 150 milhões de pessoas não tem acesso a quantidade mínima de calorias. Os países de mas sofrem com a fome são Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
    2)porque a produção agrícola do continente não desenvolve o mercado interno só o exportação.
    aluno: iury de azevedo rodrigues da silva 9 ano b

    ResponderExcluir
  10. Lohanna Moura Nº24 Isabelle Pinheiro Nº14

    1- A reportagem retrata a situação dos países do chifre da Africa, países pobres com fome e sede, falta de infraestrutura, etc...
    2-Porque não tem água para seus animais e suas platações, e eles usavam para vender e se alimentar.
    3-Somália, Etíopia, Djibouti e a Eritreia
    4-A fome e ocupação territorial
    5-está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa

    ResponderExcluir
  11. Alícia Gabrielle de Oliveira - 8ª A. N° 01
    1- A dificuldade de alimentar sua população é muito grande. A África apresenta um elevadíssimo número de subnutridos, e a seca atinge profundamente as familias, que são obrigadas a sair de suas casas e fazendas, e ir para refugios, como o visto no vídeo.
    2- As plantações e os gados são sua fonte de alimento, e devido a seca, isso nao é possivel.
    3- Djibouti, Etiópia, Eritréia, Somália, Quênia.
    4- A fome, a seca, as doenças, as guerras, a sede, etc.
    5- A seca, o solo nao favorece a agricultura, um grande indice de natalidade, a grande ocupação populacional, etc.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. aluno:luan santos 8°A
    numero:25

    1-O video fala sobre a grave situação que África vem vivendo, a África já é um país pobre e com seca que destrói as plantações e os animais que é o que alimenta os Áfricanos, isso causa a fome que vem matando muitos Áfricanos ao longo do tempo.

    2-A fome é causada por a seca que destrói as plantações e os animais que é o que alimentas eles.

    3-Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia.

    ResponderExcluir
  13. 1. No texto e no vídeo mostra a enorme quantidade de pessoas que passam fome e ainda tem que dividir o pouco alimento que tem, vivem sem a menor infraestrutura e condições básicas de vida.
    2. Eles tem que praticar atividades agricolas para sobreviver, mas com a escassez da água, as plantas e os animais acabam morrendo o que contribui para a fome no continente.
    3. Eritréia, Djbouti, Etiópia, Somália, Quênia.
    4. Esses países sofrem por guerras, consequência da colonização européia, a seca também acaba matando milhares de pessoas na África, a falta de preocupação do governo com a população, principalmente os mais pobres.
    5. sérgio e vanessa

    ResponderExcluir
  14. 1. o video retrata a mobilização de alguns artistas em relação a péssima situação da África no quesito escassez de comida e água. Os animais também morrem nessa situção "deplorável".
    2. Pelos seus conflitos internos que ocasionam migrações para áreas deserticas matando todos de fome e sede pois não há água potável ou outras fontes de nutrientes.
    Alunos: Célio nº7 e Luciana nº27 8ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação...
      3. Quênia, Eritréia, Etiópia, Djibouti, Somália.
      4. Eles sofrem com a falta recursos,como a moradia inadequada, a falta de alimentação, a escassez da água(não a água potável e em alguns lugares da África),a falta de hospitais, e a grande migração para áreas desérticas pois as famílias tentam se afastar do perigo com isso acabam morrendo na seca.
      5. A falta de informação sobre os métodos contraceptivos e condições para adquirir causa grande crescimento populacional aumentando com isso a fome, e também a má divisão do território africano, mesmo tendo seus governantes a África é mal administrada.

      Excluir
  15. Henrique Oliveira Mota nº10 8ºA
    O video e o texto mostram a atual crise africana e a condição de milhares de pessoas que habitam a região do chifre da África. Um cenário marcado pela miséria,fome e sede, falta de investimentos maiores do governo na área da saúde. Os meios que a população dessa região dispõe se tem como a agricultura e a pecuária,que são afetadas pela seca.
    Além da seca e aridez do solo impossibilitando a agricultura e pecuária,os conflitos étnicos

    ResponderExcluir
  16. 1-O video mostra a situação de extrema pobreza no continente afriacano, que desencadeia conflitos entre a gigantesca população e a politia, fazendo com que a população sofra com a fome, seca e doenças causadas pela atual situaçãi.
    2- Pelo indice da grande população que se concetram em certas areas perigosas, além da seca que mata os tipos de sobrevivencia.
    3- Eritréia,Somalia, Quenia, Djibuti, Etiopia
    4- A fome, a seca, as doenças, a violencia e conflitos politicos.
    5- A má organização territorial, o elevado indice de natalidade, a seca, conflitos, etc.

    Melina Marques Nº: 30
    Thayná Monteiro Nº: 34

    ResponderExcluir
  17. 1.Os dois retratam a situação difícil da população africana, a falta de informação das pessoas nos países da África tornam sua situação pior, pois essa falta de informação provoca o desconhecimento de preservativos e isso aumenta a sua população fazendo com que a fome e a pobreza da população aumente, a seca atinge uma boa parte da África e isso aumenta as mortes de animais e pessoas.
    2. Porque a fome assola de maneira mais radical o continente africano?
    Por causa da seca que mata os animais que os alimentam.

    3. Quais os países que formam o Chifre da África?


    4. Quais os principais problemas enfrentados por estes países?


    5. Quais as principais causas da fome na África.

    ResponderExcluir
  18. 1- o video trata-se da seca no conhecido cifre da África, que afeta várias famílias refugiadas, que pansam fome,sede, e perigos ocasionados por grupos terroristas.2- porque é um continente que não tem muitos recussos para se usufruir.3-somália,djibouti,quenia,eritreia e etiópia.4-a fome que atinge a maioria dos habitantes.5- a mortalidade infantil elevada que tambem atinge adultos pela falta de água e seca que atinge a região que é a maior entre 60anos. o texto e o video são fatos claros da realidade da africa e das condições socias dos habitantes. joão eduardo almeida. 17n.

    ResponderExcluir
  19. Ana Beatriz Figueiredo n°3 Laura Maria n°23
    1- O vídeo retrata a triste realidade do continente africano, devido a falta de água, além da fome e da pobreza extrema a seca ainda castiga a maior parte da população. Crianças desnutridas morrem todo mês. A guerra civil piora ainda mais a situação, deixando famílias sem moradia, mulheres viúvas, sozinhas com os seus filhos e desesperadas.
    continua...

    ResponderExcluir
  20. Alice Lima nº 2 8ªB10 de outubro de 2012 às 10:49

    1- tanto o vídeo quanto o texto falam sobre a vida da maioria da população africana, que em muitos casos passam fome e podem chegar a morte por isso e em alguns lugares também acontecem guerras, o que acaba prejudicando ainda mais a situação da população.
    2- por causa da forma de ocupação do território, o acelerado crescimento populacional e a dependência da economia externa.
    3- Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti
    4- a seca, falta de água, a fome, que causa desnutrição e mortes.
    5- a ocupação de territorial, que no caso de alguns países estão localizados em lugares onde ocorrem muitas secas e assim não podem plantar ou criar animais, logo não terão o que comer. O avançado crescimento populacional, tem muita gente pra pouco ou nenhuma comida.

    ResponderExcluir
  21. Pedro Costa Nº 22 8ª B10 de outubro de 2012 às 12:50

    1 - Ambos falam sobre a população africana e os diários desafios de seus habitantes, que vivem em condições precárias quase sem alimento, o que pode ser relacionado como causa e consequência de conflitos que agravam ainda mais a situação da população quanto à pobreza,que graças as ações econômicas da Àfrica, provavelmente não vai mudar.
    2- a forma como a população cresce muito rapidamente, dependência da economia externa e o modo de a forma de ocpação terriorial
    3- Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti
    4- A fome, a pobreza, desertificação e conflitos étnicos
    5- A falta de terras férteis, conflitos étnicos, aumento da desertificação, a diminuição de ofertas de alimentos e a pobreza.

    ResponderExcluir
  22. Ana Beatriz Figueiredo n°03 Laura Maria Cardoso n°23
    1- O vídeo retrata a triste realidade do continente africano, devido a falta de água, além da fome e da pobreza extrema a seca ainda castiga a maior parte da população. Crianças desnutridas morrem todo mês. A guerra civil piora ainda mais a situação, deixando famílias sem moradia, mulheres viúvas, sozinhas com os seus filhos e desesperadas.

    2.Por vários fatores como as culturas monocultoras destinadas apenas à exportação portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno.Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura. E ainda os conflitos étnicos que resultam em guerras civis.

    3. Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia.

    4. o número de crianças subnutridas,a escassez de alimentos que ocasiona a fome que é causa e consequência da pobreza.

    5.ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo.

    ResponderExcluir
  23. Beatriz Ferreira nº04 8b

    1- O texto fala sobre os africanos e seus problemas como a seca, a fome e a miséria.
    2- Apesar de muitas mortes, a população da Àfrica continua a crescer e isso vem gerando problemas. Além de que está com problemas internos em relação a política.
    3-Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti
    4- A seca, a fome, a miséria e conflitos étnicos,
    5- Conflitos étnicos (citado na questão acima) a falta de terras onde se possa plantar, a seca e a miséria. Chega a ser algo desumano.

    ResponderExcluir
  24. Ana Paula Rodrigues Figueiredo. 8°'B' nº: 03
    1- Na África, o número de pessoas que passam fome e sede é muito grande. Isso acontece por causa da seca que acontece em muitos países, que acaba com plantações, mata os animais e faz milhares de pessoas passarem por condições sobrevida ou pior – na extrema miséria, que acaba levando a morte muitas pessoas da população africana, que tem um dos maiores crescimentos populacionais do mundo.
    2- Porque a produção agrícola africana não se volta para o mercado interno, e sim para a exportação, logo a depende economicamente de outros países e isto, acompanhado do grande crescimento populacional africano, só acarreta mais mortes diárias.
    3- Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti
    4- a desertificação das terras cultiváveis, a miséria, a seca, as guerras étnicas e a ocupação territorial.
    5- Como muitos solos ficam desertos por causa das secas, muitas famílias não tem um meio de retirar seus alimentos de algum lugar e, já que os produtos para o mercado interno são muito poucos, as famílias são obrigadas a passar por situações de miséria extrema. Famílias como essas representam a maior parte da população do chifre africano.

    ResponderExcluir
  25. Iury de Azevedo Rodrigues da Silva 9 ano B10 de outubro de 2012 às 18:13

    1) O continente africano hoje abriga mas de 850 milhões de pessoas assim por tanto a maios preocupação é a fome e a pobreza que atinge mais os países: Etiópia, Somatia, Sudão,Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. A causa da fome é ligada a forma da ocupação território e a extrema dependência econômica outros fatores que favorecem são a ocupação de grande parte do território para plantio destinada a exportação, não produzem alimentos para abastecer o mercado interno.
    2)porque ele se voltam a exportação de alimentos e assim portanto não produzem alimentos para enriquecer o mercado interno.
    3) Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia
    4) a fome,a seca e a pobreza
    5) conflitos étnicos, ocupação do território.

    ResponderExcluir
  26. João Valente 8B N: 13

    1. O vídeo e o texto falam sobre os problemas da África tais como, a fome e a pobreza, e desse modo a população também sofre com doenças.

    2.Porque a fome que está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa.

    3. Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia

    4. A fome, e a pobreza

    5. A ocupação territorial, a seca e o grande índice de natalidade.

    ResponderExcluir
  27. Marcelo Pamplona 8B N: 1711 de outubro de 2012 às 10:55

    1 - Ambos falam sobre a população africana, que vivem em condições precárias quase sem alimento, o que pode ser relacionado como causa e consequência de conflitos que agravam ainda mais a situação da população quanto à pobreza.

    2- a forma como a população cresce muito rapidamente, dependência da economia externa e o modo de a forma de ocupação terriorial

    3- Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti

    4- A fome, a pobreza e conflitos étnicos

    5- conflitos étnicos, aumento da desertificação, a diminuição de ofertas de alimentos e a pobreza.

    ResponderExcluir
  28. 1-O vídeo e texto retratam, principalmente, dos problemas socioeconômicos que ocorrem na região do chifre da África, as dificuldades de viver em um clima árido e o desafio que as famílias encontram para alimentar seus familiares desnutridos.
    2-Mesmo sendo uma grande produtora de alimentos, a África sofre com a fome que assola a sua população, pois a maior parte dessa produção é destinada ao mercado externo, tudo isso se junta com a pobreza extrema, conflitos internos, e clima não favorável, gerando assim alta taxa de mortalidade devida à fome.
    3-O chifre da África é formado pelos seguintes países:Quênia, Somália, Etiópia, Djibuti e Eritréia.
    4-Os principais problemas desses países são: a pobreza extrema, clima semiárido, que dificulta a agricultura e a agropecuária, a falta de água e alimentos e conflitos internos que geram instabilidade política e econômica.
    5-A fome na África é ocasionada por vários fatores, entre eles são: o mal direcionamento da produção de alimentos, a pobreza, conflitos internos e e clima de difícil adaptação das culturas e da criação de animais.
    Alunos: Mateus Rocha n 29, José Luiz Neto n 20 e João Marcos Palheta n 19,
    8A

    ResponderExcluir
  29. Zeleine Cristine Limão N° 29
    1- O vídeo e o texto retratam a má qualidade de vida do povo africano. No vídeo podemos ter uma maior atenção ao países contidos no chifre da áfrica. No texto é retratado o modo de vida precário das famílias e como elas sobrevivem neste meio caótico do continente africano.

    2- A plantação e a criação de gado são sua fonte de alimento, mas com a seca, eles ficam sem esse tipo de recurso alimentício.

    3- Djibouti, Etiópia, Eritréia, Somália e Quênia.

    4- A fome, a seca, as doenças, as guerras, a sede, etc.

    5- A seca, com ela não há como as plantações manterem-se firmes. E um dos outros grandes problemas para a causa da fome, seria com certeza a grande taxa de natalidade obtida na Áffrica. As famílias deveriam parar de ter tantos filhos assim. Se você mal tem como sustentar si próprio, como quer ter um filho? e no vídeo nos é mostrado que a maioria das familias tem mais de 2 filhos, vi uma lá com 5 filhos. Acho no mínimo uma falta de responsabilidade.

    Obs: Mandei atrasado, mas ta aí.

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo Henrique Cardoso Lima Nº:25 8ªB14 de outubro de 2012 às 15:20

    1:Fala sobre a péssima qualidade de vida na região conhecida como cifre da África onde se localiza a região mais pobre do mundo onde milhares de pessoas morrem de fome por ano.
    2:por causa da grande concentração demográfica e por depender dos outros países.
    3:Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália e o Quênia.
    4:A fome, disputas territoriais, a seca, falta de água, pobreza, etc...
    5:A grande população e a terra que é infértil o que dificulta a plantação na África e causa a fome extrema.

    ***Atrasou mas mandei, pronto Alan.

    ResponderExcluir
  31. Danillo Monteiro Porfírio (Continuação)
    No 6
    4. Quais Os Principais Problemas Enfrentados Por Estes Países?
    Conflitos, fome, doenças e seca

    5. Quais As Principais Causas Da Fome Na África.
    Vários, como conflitos internos, que deixam as terras inférteis, seca, que também não ajuda no plantio entre outras coisas

    ResponderExcluir
  32. iris Cecilia 8ª A
    1) A Africa com seus inumeros problemas herdados por seu processo colonial, passa a apresentar variados problemas politicos, sociais e economicos levando em consideração ao nivel de vida de sua população, onde um dos seus principais problemas esta acarretado na distribuição de alimentos e na proliferação de doenças quanto as informações para medidas preventivas, em seu principal contexto esta quanto a erradicação da Aids umas das doenças que mais atingem os africanos mas que o combate a mesma ainda não e o sufieciente para a eliminação desta doença, outro fator sitado e a questão da fome muito presente nesse continente apesar de ser um grande exportador de produtos agricolas mas que não abastece seu mercado interno, a Africa como um continente esta sempre a disposição de ajudas humanitarias.

    2)Apesar de ser um grande produtor agricola o continente africano apenas exporta a sua produção deixando seu mercado interno ausente de produtos alimenticios

    3)o chifre da Atrica é composto por: Somália, Etiópia, Djibuti, Eritréia, Quênia.

    4)seca, fome, doenças, etc.

    5)pobreza, não a o abastecimento de alimentos para o mercado interno, aumentando ainda mais o problema no continente, conflitos internos, terras inferteis...
    3)

    ResponderExcluir
  33. 1. Ele fala sobre a fome na África e como ela se espalhou por grande parte do continente, principalmente os países do chifre da áfrica, o vídeo também mostra os astros que se sensibilizaram com a áfrica e criaram músicas para sensibilizar as pessoas á ajudarem a África. Além disso, o vídeo também mostra as dificuldades das pessoas não só pela fome, mas por terem uma grande familia para criar, e criação de animais também, que muitas vezes não tomam da água por ter um gosto muito ruim.


    2. a forma como a população cresce muito rapidamente, dependência da economia externa e o modo de a forma de ocupação terriorial


    3. Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia


    4. A fome, ocupação territorial a seca e diversas doenças que os Africanos sofrem.


    5. Como muitos solos ficam desertos por causa das secas, muitas famílias não tem um meio de retirar seus alimentos de algum lugar e, já que os produtos para o mercado interno são muito poucos, as famílias são obrigadas a passar por situações de miséria extrema.

    Aluno: Victor Hugo Amaro Moraes de Lima
    8ª B Nª 27

    ResponderExcluir
  34. Lucas Gonçalves - 8B
    1. Faça Um Breve Resumo Do Video E Do Texto Destacando As Ideias Principais.
    A África sofre todos os anos com a seca e com os conflitos deixando muitos desabrigados e famintos, a ONU já tentou ajudar mas de um certo ponto de vista só agravou mais a situação

    2. Porque A Fome Assola De Maneira Mais Radical O Continente Africano?
    Porque sem o plantio não há uma maneira de eles se alimentarem e com a seca os animais morrem de fome

    3. Quais Os Países Que Formam O Chifre Da África?
    Djibouti, Etiópia, Eritréia, Somália e Quênia.

    4. Quais Os Principais Problemas Enfrentados Por Estes Países?
    Fome, Guerras Civis e seca

    5. Quais As Principais Causas Da Fome Na África.
    A falta de uma fonte de abastecimento alimentício para eles

    ResponderExcluir
  35. 1-O texto e vídeo retratam a grande quantidade de pessoas que morrem pela falta de alimentação de qualidade e condições básicas para a sobrevivência. Retrata os problemas econômicos, sociais e culturais enfrentados pelo continente africano. O vídeo mostra também famosos que se juntam para pedir doações em prol da luta contra a fome na África, uma grande causa.

    2- A ocupação de grande parte das terras para o plantio de culturas monocultoras destinadas à exportação; a diminuição das pastagens e terras férteis no continente; a diminuição da oferta de alimentos no continente; a grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura; e os conflitos étnicos que resultam em guerras civis.

    3-Etiópia, Quênia, Djibouti, Somália e Eritréia.

    4-A realidade africana é atingida pelas secas periódicas, guerras civis, falta de democracia, economia de baixa produtividade, atraso tecnológico, índice demográfico elevado, falta de educação de qualidade, falta de infraestrutura pública em geral e marcada pela grande pobreza, miséria e fome.

    5-Pela forma de colonização do território, que acarretou a desestruturação do modo de vida, a organização política e administrativa dos povos.

    Aluna: Beatriz Barbosa nº2 8ªA

    ResponderExcluir
  36. 1 - Sobre a população da África, a fome, a sede e a desertificação na África.

    2- A forma como a população cresce muito rapidamente, dependência da economia externa e o modo de a forma de ocupação terriorial

    3- Etiópia, Somália, Quênia, Eritréia e Djibuti

    4- A fome, a pobreza e conflitos étnicos

    5- Conflitos étnicos, aumento da desertificação, a diminuição de ofertas de alimentos e a pobreza.

    Aluna: Maria Clara Barros nº18 8ºB

    ResponderExcluir
  37. Paulo Rodrigues A. Neto Nº2110 de novembro de 2012 às 15:21

    1. O vídeo fala sobre a fome na África e como ela se alastrou por grande parte do continente, principalmente os países do chifre da áfrica, o vídeo também mostra os astros que se sensibilizaram com a áfrica e criaram músicas para sensibilizar as pessoas á ajudarem a África. Além disso, o vídeo também mostra as dificuldades das pessoas não só pela fome, mas por terem uma grande familia para criar, e criação de animais também, que muitas vezes não tomam da água por ter um gosto muito ruim.


    2. Por causa da forma da ocupação territorial e extrema dependencia economica externa.


    3. Eritréia, Djibouti, Etiópia, Somália, Quênia


    4. A fome e ocupação territorial


    5. A ocupação territorial que está muito má organizada, e como a situação já está dificil de consertar, os habitantes do chifre africano também não ajudam, e tem muitos filhos, o que vai causar num elevado crescimento populacional, e a situação da fome fica cada vez mais difícil de consertar.

    ResponderExcluir